top of page

CURIOSIDADES

O QUE É A CIÊNCIA EM ANIMAIS DE LABORATÓRIO?

Vamos chamar de CAL, que é a abreviatura desse nome.

A CAL é a ciência que busca estudar e proteger todos os animais que são usados em algum experimento científico. Podemos entender como esses animais se relacionam com o seu grupo, do que mais gostam de comer e fazer.

A CAL busca manter os animais de laboratório saudáveis e com qualidade de vida.

ANIMAIS EM CIÊNCIAS: PARA QUE SERVEM?

Você já ficou doente e precisou tomar algum remédio para ficar legal novamente, certo? Então, é isso! Todos os medicamentos que os médicos nos receitam quando estamos doentes foram testados em animais antes que nós pudéssemos usar com segurança. Isso porque, para que algum remédio consiga curar as dores que sentimos, precisa ser estudado e testado em animais. Os animais também ajudam os cientistas a descobrir a cura de doenças, a produzirem as vacinas e soros, entre outras necessidades.

ANIMAIS DE LABORATÓRIO SOFREM CRUELDADE?

Essa é uma pergunta difícil, porém, uma coisa podemos garantir: as pessoas que trabalham com os animais fazem de tudo para que eles vivam felizes, bem alimentados, com saúde e em um ambiente confortável. Além disso, existem grupos de pessoas que fiscalizam e analisam o que pode ou não pode ser feito com os animais, isso tudo para lhes garantir a qualidade de vida que merecem.

Menino.png
Cientista menina.png

ONDE OS ANIMAIS DE LABORATÓRIO MORAM?

Os animais de laboratório moram em um  espaço chamado biotério. É um lugar controlado e adaptado a cada espécie animal. Por exemplo: os cavalos e as cabras precisam de um grande espaço para correr e tomar sol. Por isso, vivem em locais abertos. Já os ratos, coelhos ou cobras moram em ambientes fechados, dentro de caixas confortáveis, com espaço ideal. O calor, o frio e a luz são adaptados à espécie. As casas dos animais são locais muito importantes e, por isso, são muito bem pensados e estudados.

COMO OS ANIMAIS DE LABORATÓRIO SÃO TRATADOS?

Cada espécie necessita de um cuidado especial. Para saber isso, é preciso entender como cada animal se comporta, o que gosta de comer, onde gosta de morar, se ele prefere ou não companhias, entre outros fatores. Sabendo disso, é preciso respeitar as suas diferenças, sempre agindo com cuidado e atenção para que eles não fiquem estressados e doentes.

COMO GARANTIR O BEM-ESTAR ANIMAL?

Para garantir o bem-estar dos animais é importante que se conheça cada espécie e se entenda quais são as suas diferenças ou seus comportamentos naturais. Então, os ratos gostam de roer e agem diferente dos macacos, que gostam de saltar.

Assim, é possível saber se o animal está triste, com medo, estressado, calmo, agitado, se ele está se alimentando, dormindo, entre outros hábitos normais de cada um. Além de estudar sobre como os animais se sentem bem, aqui no brasil temos uma lei que garante o bem-estar dos animais. Ela se chama Lei Arouca, de número 11.794/08.

O QUE PROTEGE OS ANIMAIS?

A proteção dos animais é amparada pela Lei Arouca, de 2008, pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal - CONCEA, e também pelas Comissões de Ética no Uso de Animais em Pesquisas - CEUAs. Estas instituições são essenciais para que a CAL seja fiscalizada, amparada, e que os animais permaneçam saudáveis.

O QUE OS ANIMAIS DE LABORATÓRIO COMEM?

Cada animal gosta de comer uma coisa, certo? Então, depende da espécie! Os cientistas tentam aproximar o ambiente ao máximo dos seus hábitos naturais, oferecendo a eles alimentos que naturalmente gostam de comer, além da ração balanceada.

COMO SÃO AS PESQUISAS COM ANIMAIS?

Toda e qualquer pesquisa precisa ser muito bem avaliada antes de ser colocada em prática. Para isso, existem as CEUAS, que permitem ou impedem que uma pesquisa seja autorizada. Se a pesquisa for liberada significa que ela é importante. Isso quer dizer que todo experimento com animais tem o objetivo de trazer algum benefício, descoberta ou melhoria, tanto para nós como também para os animais. Lembrando que se a pesquisa trouxer dor e sofrimento ao animal, ela não poderá ser realizada!

COMO PROTEGER OS ANIMAIS DE DOENÇAS?

Os animais são bem tratados e cuidados e, além disso, todos os materiais e objetos são esterilizados antes de entrar no biotério. Isso significa que tudo é bem limpo para que os microrganismos causadores de doenças não sejam levados até eles através da ração, das gaiolas, da água, e até mesmo das pessoas que cuidam e trabalham com eles. Por isso, é importante ter muito cuidado e atenção com os animais de laboratório.

QUEM SÃO OS PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM COM ANIMAIS DE LABORATÓRIO?

Nos biotérios trabalham Médicos Veterinários, Biólogos, Zootecnistas e Técnicos de Laboratório.

QUAIS SÃO OS ANIMAIS DE LABORATÓRIO MAIS USADOS:

Todos os animais podem ser escolhidos para serem usados em testes, sabia? Mas alguns deles são mais comuns, como:​

  • Camundongos

  • Ratos

  • Macacos

  • Coelhos

  • Porquinhos da Índia (Cobaia)

  • Cavalos

  • Cobras

  • Lhamas

  • Bovinos

  • Porcos

  • Hamster

  • Peixes

  • Diversas aves

OS CAMUNDONGOS

Você já ouviu falar que os camundongos são filhotes de ratos? Muitas pessoas pensam que os ratos e camundongos fazem parte da mesma espécie, mas na verdade, são diferentes! Os camundongos também são do grupo dos roedores, possuem um tamanho pequeno, gostam de viver em grupos e gostam de construir seus ninhos e de se abrigar em tocas. Esses pequenos animais crescem muito rápido e com um mês de vida, já podem ter filhotes. Eles se adaptam muito bem a diversos ambientes. Eles sentem os cheiros com facilidade, mas não enxergam tão bem.

OS RATOS

São pequenos mamíferos do grupo dos roedores. Têm esse nome porque esses animais têm o par de dentes superiores especializados em roer. Possuem o focinho alongado e com uma cauda que pode ser maior do que o próprio corpo, eles gostam de ficar em pé para explorar o ambiente. Com auxílio do bigode (ou vibrissas), os roedores conseguem sentir muito bem os cheiros. Os ratos são animais de fácil reprodução, isso porque a duração de uma gestação é de 19 a 22 dias, e a média de uma ninhada é de 8 filhotes. Além disso, esses animais são bastante parecidos com a gente geneticamente! Você já ouviu falar em genética? Que tal pesquisar?

OS MACACOS

Os macacos são utilizados pelas pesquisas por serem muito parecidos conosco! Nós somos primatas assim como eles. Os macacos podem adoecer com inúmeras doenças que também nos atingem. Por isso, são usados para entender como os medicamentos funcionam, para desenvolver vacinas, entender doenças genéticas e muito mais.

bottom of page