top of page
Bem-estar animal
NataliaL.
Todos os animais de laboratório devem ser bem cuidados, e o seu bem-estar deve ser prioridade!
Tá... Mas quem garante isso?
A garantia é dada por leis e normas de proteção animal!
Aqui no Brasil, uma lei importante se chama Lei Arouca. Foi criada em 2008 e recebeu esse nome em homenagem ao seu autor, o sanitarista Sérgio Arouca. Essa lei possui regras que os cientistas devem seguir para se orientar.

@julianarozart
Temos também o CONCEA, que é um órgão formado por um grupo de pessoas que busca soluções e melhorias dentro da Ciência em Animais de Laboratório. O CONCEA é vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

@julianarozart
As CEUAS - Comissões de Ética no Uso de Animais - também são muito importantes para garantir o bem-estar. Elas são formadas por profissionais da área e pessoas que pertencem a alguma Sociedade Protetora de Animais.
As CEUAS avaliam os projetos de pesquisa com animais e verificam se os cientistas estão respeitando as regras. O importante é que sejam éticos, ou seja, façam a coisa certa.

@julianarozart
Se o pesquisador não estiver cumprindo as regras, ele não poderá continuar com a sua pesquisa e também poderá sofrer punições e multas.
Fazer pesquisa com animais é algo muito sério.
Ela não pode ser feita de qualquer maneira, pois os animais devem ser respeitados e bem cuidados.
A ciência luta bastante para que um dia as pesquisas sejam feitas sem os animais, mas enquanto isso não é possível, os cientistas devem buscar o bem-estar deles.
Who Are We
.png)
Assista ao vídeo para entender como funciona o cuidado com os animais de laboratório
Assista aos depoimentos dos profissionais que trabalham com os animais de laboratório para conhecê-los e ficar por dentro do que eles fazem no biotério
bottom of page